sábado, 18 de outubro de 2014

Grupo Educom Floripa realiza oficinas no Dia Nacional da Juventude Comunicativa




Dia 17 de outubro foi instituído pela Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores (Renajoc) como o Dia Nacional da Juventude Comunicativa. Para celebrar a data, a Rede Marista de Solidariedade e o Grupo de Pesquisa Educom Floripa, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizaram parceria para uma manhã de atividades. As oficinas de comunicação com práticas educomunicativas foram direcionadas aos adolescentes das oitavas séries da Escola Marista São José, localizada na comunidade do Jardim Zanelato. A programação iniciou às 8h30 e seguiu até às 11h30 com práticas educomunicativas de fanzine, lambe-lambe, pintura de muro e a elaboração de um manifesto sobre preconceito.

Educandos em uma das oficinas da manhã

A ideia das atividades partiu de práticas já promovidas pela Escola Marista e pelo grupo Educom Floripa, que entendem os processo educativos como alicerces da conquista e da reivindicação de direitos. O objetivo das oficinas de comunicação foi promover nestes adolescentes a reflexão sobre a importância da comunicação e da liberdade de expressão na vida das pessoas daquela comunidade.\

Na oportunidade, o Grupo Educom Floripa também conheceu as instalações da escola e visitou a rádio Coração Marista.

Grupo em visita ao espaço da rádio escolar


Sobre a Escola
O Centro Educacional Marista São José atualmente atende mais de 1.500 educandos do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, aproximadamente 500 famílias que também recebem Orientação Sociofamiliar e Socioeconômica Solidária. São 98 educadores e colaboradores. A escola está localizada no Jardim Zanelato, comunidade periférica do Município de São José - Santa Catarina.

Sobre o Grupo Educom Floripa
O Grupo Educação, Comunicação e Tecnologias, conhecido como Educom Floripa, é ligado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Udesc e conta com estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de professores do Programa, realizando pesquisas e ações que envolvam a relação da comunicação com a educação e as tecnologias.


Fonte: Grupo Educom Floripa

Nenhum comentário:

Postar um comentário