segunda-feira, 31 de março de 2014

Educom Floripa no “VII Simposio Las Sociedades ante el Reto Digital” em Barranquilla - Colômbia

O Educom Floripa participou nos dias 20 e 21 de março de 2014 do Simpósio Internacional "Sociedades ante el Reto Digital" em Barranquilla - Colômbia. O evento é realizado pelo Observatório de Educação do Caribe colombiano e organizado no marco da "Cátedra Europa" da Universidad del Norte. O propósito é fomentar debates em torno dos avanços e impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na sociedade atual a partir da perspectivas de pesquisadores, professores e estudantes de diversos países.

Ademilde Silveira Sartori, líder do Grupo Educom Floripa e professora do PPGE/UDESC realizou sua vídeoconferência acerca das contribuições das tecnologias digitais no compartilhamento de conhecimentos na contemporaneidade, na perspectiva de uma prática pedagógica educomunicativa e no estabelecimento de ecossistemas comunicativos.

Ademilde Silveira Sartori em videoconferência.

A doutorandas do PPGE/UDESC Patrícia Justo Moreira e Kamila Regina de Souza, orientandas da professora Ademilde Sartori e membros do Educom Floripa ,estavam presencialmente na Colômbia como conferencistas. Patrícia Justo Moreira tratou da temática do uso das mídias na educação, com ênfase no fortalecimento de ecossistemas comunicativos por meio da educação na América latina, apresentando o andamento de seu estudo de doutorado e pesquisa em cooperação internacional entre Brasil e Colômbia. Kamila tratou das Contribuições da Educomunicação para a Educação Infantil, discutindo sobre a utilização dos desenhos animados na perspectiva de uma prática pedagógica educomunicativa. 

Patrícia e Kamila, respectivamente, conferencistas do Simpósio.

Além disso, Kamila foi professora convidada para conceder assessoria a estudantes de Mestrado em Educação da Universidad del Norte, cujo projeto de pesquisa objetiva o desenvolvimento de processos de educação com as mídias com ênfase na cidadania e no fortalecimento da capacidade crítica de crianças da Educação Infantil. Também ministrou aula em duas turmas do curso de Licenciatura em Pedagogia Infantil da mesma universidade, sobre a importância da investigação no perfil dos professores do século XXI.

Kamila nas aulas de mestrado e graduação da Universidad del Norte.

Estas participações trouxeram importantes avanços para o âmbito das reflexões acerca das inter-relações entre educação e comunicação e no fortalecimentos de ecossistemas comunicativos na educação pública formal, especialmente por meio de práticas pedagógicas educomunicativas.

quinta-feira, 6 de março de 2014

USP, UDESC e Educom Floripa na Universidade de Cartagena - Colômbia

No dia 5 de março de 2014 realizou-se uma conversa na Universidade de Cartagena, Colômbia, com a Doutoranda em Educação (UDESC) e participante do Educom Floripa Patrícia Justo Moreira sobre a "Tecnologia da Informação e Comunicação: educação na escola" e com o Doutorando em História Econômica (USP) Antero Reis sobre a "Perspectiva Histórica acerca da concepção da infância e o direito da educação".

Confira o cartaz e algumas fotos do encontro:



quarta-feira, 5 de março de 2014

Defesas de mestrado sobre Educomunicação

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) irá apresentar esta semana e na próxima dois trabalhos de mestrado em que o tema central é a Educomunicação.

O primeiro deles é o trabalho de Simone de Souza Alves De Bona Porton intitulado: "Prática educomunicativa no espaço escolar: construindo ecossistemas comunicativos com a linguagem radiofônica" no seguinte horário e local:

  • 07 de março de 2014 às 9h30min;
  • Auditório FAED/UDESC.


O segundo trabalho é de Fabio Oscar Lima intitulado: "A Mídia e o Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Educomunicativas: as Notícias da América Latina na Sala de Aula" no seguinte horário e local:

  • 10 de março de 2014 às 14h;
  • sala 48 FAED/UDESC.



Venha acompanhar essas pesquisas de excelente nível sobre Educomicação. Até lá!!!