quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Grupo realiza estudo sobre obra de Jesús Martín-Barbero e Roberto Aparici

Durante a tarde desta quarta-feira, 26, o grupo Educom Floripa realizou estudo sobre as obras Comunicação na Educação, de Jesús Martín-Barbero e Educomunicação para além do 2.0, organizado por Roberto Aparici.

 

Parte do grupo Educom Floripa reunido após o momento do estudo
 
As discussões foram sistematizadas pelo grupo de Pesquisa Educom Floripa e divididas com discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/UDESC), sob a orientação da Profa. Dra. Ademilde Sartori, líder do grupo de pesquisa. Conheça um pouco dos livros:


 
Sobre Educomunicação para além do 2.0

 
  
O livro, Educomunicação, para além do 2.0, é o resultado de um trabalho coletivo organizado pelo professor Roberto Aparici, cujo objetivo é estabelecer um diálogo com os leitores, a fim de que este seja o início de contribuições, discussões e debates sobre a educomunicação, no contexto da cultura digital, para além do 2.0. Atualmente as formas da cultura popular estão ligadas às redes sociais, à participação, aos videogames, aos vídeos no YouTube, e paradoxalmente nas salas de aula permanecem os modelos educativos tradicionais herdados da sociedade industrial. A educomunicação nos oferece uma filosofia e uma prática da educação e da comunicação baseadas no diálogo, na participação e na autogestão, exigindo não somente o uso das tecnologias, bem como uma mudança de atitude e de concepções pedagógicas e comunicativas. O livro está organizado em três partes temáticas assim distribuídas: "Pioneiros", que traz textos de Daniel Prieto Castillo (Argentina) e Mario Kaplún (Uruguai); a segunda unidade desenvolve o tema da "Interdiscursividade e transdiscursividade na educomunicação", com artigos de Jorge Huergo (Argentina), Delia Crovi Druetta (México), Ismar de Oliveira Soares (Brasil) e Agustín García Matilla (Espanha) e, finalmente, "Educomunicação digital", com contribuições de María Teresa Quiroz Velasco (Peru), Guillermo Orozco Gómez (México), Carlos Eduardo Valderrama (Colômbia) e Alfonso Gutiérrez Martín, José Antonio Cabelas Barroso, Carlos A. Scolari, Joan Ferrés i Prats, Roberto Aparici e Sara Osuna.


Sobre Comunicação na Educação

 Jesús Martín-Barbero é um dos principais pensadores contemporâneos na área de comunicação.
Neste livro, o autor discute questões fundamentais que envolvem a educação (tais como a alfabetização, o papel do livro, o papel da escola), relacionando-as aos temas do universo da comunicação (como a televisão e as novas tecnologias), e estende sua reflexão sobre os desdobramentos que essa relação acarreta para a sociedade.
Dialogando com ideias de outros intelectuais de diversas áreas, Martín-Barbero debate variados conceitos, pensando a comunicação e a educação a partir das transformações que se passam no mundo contemporâneo.







Fonte: Paulinas e Editora Contexto

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Grupo realiza debate a partir do filme "Por favor, rebobine"

Nesta próxima quinta-feira, 13, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) será sede de mais uma edição do projeto Cineciberclube do Grupo Educom Floripa. O filme exibido é o "Por favor, rebobine" (título original Be Kind Rewind), do diretor Michel Gondry, a partir das 14h, no auditório da Faed. 

O filme vem acompanhado de um debate com a convidada Claudia de Almeida Mogadouro, professora da pós-graduação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA-USP. 

Sobre o filme 

Ao tentar sabotar a central eléctrica que acredita ser responsável pelas enormes enxaquecas que tem, Jerry(Jack Black) acaba por ficar magnetizado apagando inadvertidamente todos os filmes do pequeno clube de vídeo do seu melhor amigo, Mike (Mos Def). Agora, Mikepoderá perder o emprego e a única forma que os dois amigos se lembram para o salvar é impedindo a única cliente fiel que têm –uma velhinha com uma fraca noção da realidade –de perceber o que aconteceu. Como é que eles fazem isto? Recreando e refilmando cada filme que ela decide alugar. De "Os Caça-Fantasmas" ao "Robocop", de "Hora de Ponta" ao "O Rei Leão", estes dois amigos tornam-se nas maiores estrelas do bairro ao serem os protagonistas dos maiores filmes do mundo. 



Sobre a debatedora 


Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Graduada em História, especialista em Gestão de Processos Comunicacionais, mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP e do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP (OBCOM). Desde 2005 tem experiência docente no Ensino Superior em instituições privadas, ECA-USP e EACH-USP, nas disciplinas História da Educação, Formação Audiovisual, Metodologia e Métodos de Pesquisa em Comunicação, Cultura Brasileira. Atualmente é Professora de dois cursos de Especialização da ECA-USP: Educomunicação e Mídia, Informação e Cultura, do Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC). Ministra cursos de difusão cultural de História do Cinema e foi consultora pedagógica do Projeto Tela Brasil. Suas pesquisas atuais englobam os seguintes temas: Educomunicação, Formação Audiovisual, História da Cultura Brasileira, Cinema, Educação e Transdisciplinaridade.






Fonte: http://www.cineteka.com/ e Plataforma Lattes