quarta-feira, 25 de março de 2015

VI Encontro Brasileiro de Educomunicação acontece em junho deste ano




O VI ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCOMUNICAÇÃO, a realizar-se de 10 a 12 de junho, no campus da PUC/RS, simultaneamente ao III EDUCOM SUL, volta-se, em 2015, para a relação entre os conceitos de Diversidade e de Educomunicação. Integrantes do Grupo Educom Floripa marcarão presença no evento.  

O tema geral do evento objetiva aprofundar a reflexão sobre as relações entre a prática educomunicativa e os diferentes modos de ser, pensar, viver, trabalhar e expressar-se, num mundo em mudanças.Devido ao caráter interdisciplinar da Educomunicação, o tema será de vital importância para a legitimação do conceito, contribuindo para a definição de indicadores sobre a coerência entre teoria e prática.

Esta é a razão pela qual o evento contará, em sua abertura com a presença de JordiTorrent, gestor do projeto de Media & Information Literacy do Programa Aliança das Civilizações das Nações Unidas (United Nations Alliance of Civilizations UNAOC), com sede em Nova York, USA. A UNAOC nasceu justamente para contribuir, nas áreas da educação e da comunicação, com o desafio de superar os preconceitos que garantiram a proposta política denominada de “Guerra das Civilizações”, estabelecida como slogan do discurso dos Estados Unidos, na última administração republicana, ao dividir o mundo entre o “eixo do bem” e o “eixo do mal”. A proposta da UNAOC foi acolhida pela ONU a partir de uma proposta conjunta da Espanha e da Turquia, tendo sido integrada imediatamente, em seu programa, a meta de se promover, em nível mundial, uma educação mediática que permita às novas gerações maior abertura para com o diferente e o diverso.

O VI Encontro e o III EDUCOM SUL abrem seis eixos temáticos para a inscrição de trabalhos, a saber:

1.   Educomunicação gênero e raça/etnia.A proposta do eixo temático é de refletir sobre novos saberes que precisam ser tecidos e como esta tessitura pode contribuir para o avanço do direito de expressão das diversidades.

2.  Educomunicação e desenvolvimento social e ambiental. A grande questão que se coloca, nesse eixo é: Que contribuição a Educomunicação oferece às novas gerações para que assumam o protagonismo da defesa da terra e da vida sobre o planeta?

3.   Educomunicação, cidadania em rede e movimentos sociaisO eixo temático volta-se especialmente para a maneira como os movimentos sociais atualizam e ressignificam suas práticas educomunicativas com o uso e a apropriação dos dispositivos digitais a serviço da humanidade.

4.  Educomunicação, juventude e direitos humanos: Este eixo temático pretende refletir sobre as diferentes relações entre a geração infanto-juvenil o conceito da Educomunicação, evidenciando os desafios,os caminhos percorridos e propondo os avanços necessários.

5.   Educomunicação, educação integral nas políticas públicas. O eixo temático se pergunta:o que têm significado os projetos de educação integral propostos pelas políticas públicas? Como a Educomunicação pode contribuir para o sucesso de empreendimentos coerentes com as demandas da juventude brasileira?

6 - Educomunicação na educação midiática e informacional. O eixo temático reporta-se à possível contribuição do conceito da Educomunicação à articulação, em nível de América Latina, que a UNESCO vem liderando em torno da alfabetização midiática e informacional.

Você pode inscrever uma apresentação de trabalho, relato de experiência ou um pôster no VI Encontro Brasileiro de Educomunicação e  III Educom Sul. Veja aqui as regras.


O VI Encontro e o III EDUCOM SUL contará com a presença de jovens de diferentes organizações sociais que promoverão uma “cobertura educomunicativa” do evento, ampliando sua repercussão especialmente entre seu púbico alvo: os gestores dos processos de educomunicação em vigência no Brasil.


Para saber outras informações, acesse http://6educom.blogspot.com.br





Fonte: http://6educom.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário