quarta-feira, 25 de março de 2015

VI Encontro Brasileiro de Educomunicação acontece em junho deste ano




O VI ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCOMUNICAÇÃO, a realizar-se de 10 a 12 de junho, no campus da PUC/RS, simultaneamente ao III EDUCOM SUL, volta-se, em 2015, para a relação entre os conceitos de Diversidade e de Educomunicação. Integrantes do Grupo Educom Floripa marcarão presença no evento.  

O tema geral do evento objetiva aprofundar a reflexão sobre as relações entre a prática educomunicativa e os diferentes modos de ser, pensar, viver, trabalhar e expressar-se, num mundo em mudanças.Devido ao caráter interdisciplinar da Educomunicação, o tema será de vital importância para a legitimação do conceito, contribuindo para a definição de indicadores sobre a coerência entre teoria e prática.

Esta é a razão pela qual o evento contará, em sua abertura com a presença de JordiTorrent, gestor do projeto de Media & Information Literacy do Programa Aliança das Civilizações das Nações Unidas (United Nations Alliance of Civilizations UNAOC), com sede em Nova York, USA. A UNAOC nasceu justamente para contribuir, nas áreas da educação e da comunicação, com o desafio de superar os preconceitos que garantiram a proposta política denominada de “Guerra das Civilizações”, estabelecida como slogan do discurso dos Estados Unidos, na última administração republicana, ao dividir o mundo entre o “eixo do bem” e o “eixo do mal”. A proposta da UNAOC foi acolhida pela ONU a partir de uma proposta conjunta da Espanha e da Turquia, tendo sido integrada imediatamente, em seu programa, a meta de se promover, em nível mundial, uma educação mediática que permita às novas gerações maior abertura para com o diferente e o diverso.

O VI Encontro e o III EDUCOM SUL abrem seis eixos temáticos para a inscrição de trabalhos, a saber:

1.   Educomunicação gênero e raça/etnia.A proposta do eixo temático é de refletir sobre novos saberes que precisam ser tecidos e como esta tessitura pode contribuir para o avanço do direito de expressão das diversidades.

2.  Educomunicação e desenvolvimento social e ambiental. A grande questão que se coloca, nesse eixo é: Que contribuição a Educomunicação oferece às novas gerações para que assumam o protagonismo da defesa da terra e da vida sobre o planeta?

3.   Educomunicação, cidadania em rede e movimentos sociaisO eixo temático volta-se especialmente para a maneira como os movimentos sociais atualizam e ressignificam suas práticas educomunicativas com o uso e a apropriação dos dispositivos digitais a serviço da humanidade.

4.  Educomunicação, juventude e direitos humanos: Este eixo temático pretende refletir sobre as diferentes relações entre a geração infanto-juvenil o conceito da Educomunicação, evidenciando os desafios,os caminhos percorridos e propondo os avanços necessários.

5.   Educomunicação, educação integral nas políticas públicas. O eixo temático se pergunta:o que têm significado os projetos de educação integral propostos pelas políticas públicas? Como a Educomunicação pode contribuir para o sucesso de empreendimentos coerentes com as demandas da juventude brasileira?

6 - Educomunicação na educação midiática e informacional. O eixo temático reporta-se à possível contribuição do conceito da Educomunicação à articulação, em nível de América Latina, que a UNESCO vem liderando em torno da alfabetização midiática e informacional.

Você pode inscrever uma apresentação de trabalho, relato de experiência ou um pôster no VI Encontro Brasileiro de Educomunicação e  III Educom Sul. Veja aqui as regras.


O VI Encontro e o III EDUCOM SUL contará com a presença de jovens de diferentes organizações sociais que promoverão uma “cobertura educomunicativa” do evento, ampliando sua repercussão especialmente entre seu púbico alvo: os gestores dos processos de educomunicação em vigência no Brasil.


Para saber outras informações, acesse http://6educom.blogspot.com.br





Fonte: http://6educom.blogspot.com.br/

Grupo Educom Floripa participa de formação sobre programa de estatística



Grupo no momento da formação


Todas as quintas-feiras, desde 12 de março, o grupo Educom Floripa realiza atividade conduzida pela Professora Dra. Ademilde Silveira Sartori (Líder do Grupo de Pesquisa), pelo Professor Dr. Fernando Cardoso  e pela doutoranda Fernanda Cerveira Fronza, todos integrantes do Grupo e vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/UDESC). Participam da formação os integrantes do grupo. O curso ensina como manusear a base de dados IBM - SPSS Statistics, software que permite realizar análises estatísticas e manuseamento de dados de maneira fácil e segura.

Este curso tem ajudado nas análises e manuseio dos dados da pesquisa realizada em parceria entre o grupo brasileiro de pesquisa Educom Floripa e o Observatório de Educação, do caribe colombiano, intitulada: "Fatores associados ao nível de uso das TIC como ferramenta de ensino e aprendizagem - Caso Barranquilla e Florianópolis", coordenado no Brasil pela professora Dra. Ademilde Silveira Sartori e na Colômbia pelo professor Dr. Elias Said Hung.

Fonte: Grupo Educom Floripa

quarta-feira, 18 de março de 2015

Integrante do grupo ministra oficina em disciplina de Educomunicação no Ceará

Durante a manhã desta quarta-feira, 18, Roberta França, integrante do grupo Educom Floripa e mestranda em educação do PPGE/UDESC, ministrou oficina de como planejar uma oficina. O público foi formado por alunos da disciplina de Educomunicação ofertada na graduação de Sistemas e Mídias Digitais (SMD), da Universidade Federal do Ceará. A disciplina tem a coordenação das professoras Cátia Silva e Andrea Pinheiro, que pensam os encontros com a turma também como uma prática educomunicativa.

A oficina de "Como ministrar uma oficina?" teve o intuito de apresentar uma outra forma de educação, a partir de um processo educativo e dialógico. "Pensamos muita coisa hoje: como planejar uma oficina, quais nossas memórias sobre educação, a oficina como uma espaço importante de estudo, ensino e aprendizagem. O momento também serviu para que a gente possa pensar uma formação educomunicativa que consiga ir muito além das tecnologias digitais, que consiga se colocar como momentos e espaços que tocam as pessoas", conta Roberta França que é ouvinte da disciplina, jornalista, especialista em Teoria da Comunicação e da Imagem e está no Ceará para a pesquisa de campo do seu trabalho de dissertação. 


Conversa com o grupo durante a oficina

Nesta mesma manhã, aconteceu também a oficina "Acessibilidade na Web", ministrada por André Gomes, pedagogo que atua com sistemas de informatização acessíveis e tem deficiência visual. A turma teve a oportunidade de passear pelo sistema operacional Dosvox e conhecer a acessibilidade de alguns sites, dentre eles o blog do Grupo Educom Floripa, testado e aprovado pelo pedagogo. 

Os discentes da disciplina de Educomunicação se preparam para ministrar oficinas em duas aulas passeio. Além de conhecerem iniciativas de educomunicação no estado, os educandos também receberão e ministrarão formações sobre vários temas durante as aulas passeio. A ideia é proporcionar interação e trocas de saberes entre os educandos da universidade e àqueles das instituições visitadas.




Fonte: Educom Floripa